segunda-feira, 16 de junho de 2008

Data: 16/06/08

A atividade fundamental dessas semanas seria conectar todos os dispositivos à placa, através de soldas, para montarmos assim o circuito responsável pelo funcionamento do protótipo. Além disso, caso sobrasse tempo, iríamos aprimorar o programa para que o robô possa pegar e carregar um recipiente cilíndrico.
Para montarmos o circuito da placa precisaríamos de equipamentos, os quais não detínhamos. Então, perguntamos ao instrutor Flávio se o CEFET-MG tinha os mesmos, ele afirmou que sim, mas precisaríamos de autorização do coordenador para trabalhar com tais equipamentos num laboratório. Procuramos o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Márcio Matias, que nos concedeu autorização para trabalharmos no laboratório (LAD).
Com acesso aos equipamentos no laboratório montamos então o circuito. No entanto, a tensão que o mesmo resistiria seria de 5,5V e a tensão que estava sendo gerada era de 6,2V. Então tivemos a idéia de colocar outro dispositivo (diod-zeiner) que dispensaria o excesso da tensão para os resistores. Porém percebemos que com uma simples alteração no circuito poderíamos reduzir a tensão usando um diodo normal. Foi o que fizemos, alteramos o circuito da placa inserindo um diodo normal. Feito isso, testamos o circuito que funcionou normalmente.
Portanto, foi dado um passo importante na construção do protótipo, visto que o circuito foi montado e está realizando suas funções. Ficam pendentes para a última semana a montagem da parte externa e a elaboração do relatório final.

Nenhum comentário: